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sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Seis passos para o alinhamento duradouro com parceiros de negócios



1. Estratégia do mundo real
Estratégia de negócio, em geral, é informal e muda à medida que novo aprendizado ocorre. Os CIOs precisam de um processo participativo contínuo para extrair uma estratégia de negócio e traçar uma de TI. 

2. Abraçando valor
Governança de investimento não funciona de verdade se o valor de TI for um exercício de burocracia. Para que TI seja vista como um investimento em vez de uma despesa, os CIOs precisam fazer com que a realização de valor torne-se prática, incorporando medições operacionais a projetos. O valor tem que ser o item mais importante quando os CIOs determinam a abordagem para um projeto de TI, gerenciam o escopo e aplicam a responsabilidade de prestar contas.
3. Preço viávelO vilão de TI é personificado pelos 70% de custos que não são realmente entendidos e, portanto, não são conscientemente gerenciados. Cobranças após o fato, baseadas em alocações em planilhas, não são críveis nem úteis a ponto de influenciar futura demanda e prever gastos desnecessários. Uma versão enxuta de custo baseado em atividade é um primeiro passo prático para ajudar os CIOs a articular serviços,  consumo e preço de uma maneira que ajude as áreas de negócio a atuar como autêntico consumidor.
4. Tecnologia ágil
Arquitetura e infraestrutura podem prejudicar esforços de alinhamento. Arquiteturas em camadas, serviços e capacidade sob demanda estão reduzindo o tempo de ciclo de fornecimento e, portanto, expandindo a oferta de TI.
5. TI sem fronteiras
TI, com frequência, é um gargalo do fornecimento. Os CIOs podem criar capacidade virtual possibilitando a auto-suficiência do negócio e explorando o princípio estratégico. Há tempo, o conceito de organização IS Lite, do Gartner, vem pregando a criação de uma organização de TI sem fronteiras onde o trabalho é compartilhado com parceiros estratégicos e de negócio.
6. Líderes em todos os níveis
Liderança é a “cola” que une estratégia, governança, tecnologia e componentes organizacionais de alinhamento. Pesquisas sobre alinhamento indicam que, enquanto o quadro de liderança no nível do CIO é suficiente, existe uma lacuna nos níveis abaixo. Os CIOs precisam expandir a liderança de TI mudando a abordagem de desenvolvimento de liderança da “sobrevivência do mais apto” para o “desenvolvimento do mais apto”.
(*) Susan Cramm é fundadora e presidente da Valuedance

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