Postagem em destaque

Success Case SPC Brazil & Oracle - Information Security - 2015

http://medianetwork.oracle.com/video/player/4120352136001

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Segurança da Informação tem de fazer parte de nossas vidas.



A Segurança da Informação deve ser feita com a participação de todos, desde o incentivo da Alta Direção até a participação dos usuários em treinamentos, execução de boas práticas, cumprimento das políticas internas e até mesmo buscando informação sobre ameaças. Não basta ser um processo de investimento em tecnologia, pois o elo mais fraco da cadeia encontra-se nas “pessoas”.


A Segurança da Informação tem de fazer parte de nossas vidas.
Destaco que faz parte de nosso cotidiano os dispositivos móveis, portanto é importante sempre reforçamos sobre este tema.


Podemos analisar o caso sob duas óticas: 
1ª Uso Pessoal – Estamos protegendo nosso dispositivo móveis com antivírus? Qual são as permissões que estamos dando para os aplicativos? Os aplicativos “baixados” são confiáveis? Estamos protegendo nosso dispositivo com senha? Estamos fazendo backup das informações? Devemos ter o zelo com todos estes pontos para estarmos com nosso aparelho protegido.
2ª Uso Coorporativo – O mesmo dispositivo móvel, que muitas vezes não tomamos o devido cuidado de segurança  pode estar acessando o e-mail coorporativo, VPNs ou aplicativos. O fenômeno chamado de Bring Your Own Device (BYOD), ou numa tradução “Traga o seu dispositivo” por um lado pode gerar aumento de produtividade, mas por outro uma grande preocupação para equipe de Tecnologia da Informação.
Não podemos e devemos ter medo dos avanços tecnológicos, basta apenas sabermos utilizar de forma adequada, "NA DÚVIDA SIMPLIFIQUE". Para tanto conscientização e informação e preciso, pois devemos lembrar sempre que as “pessoas” são o elo mais fraco da cadeia da Segurança da Informação.
Abraços a todos
Longinus Timochenco

Nenhum comentário:

Postar um comentário